domingo, 6 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.2- Navegando por vídeos e outras mídias.

            A partir de 2012, todas as escolas devem incluir o ensino de Música em seus currículos, conforme Lei nº11.769-agosto de 2008. Esse ensino significa uma formação mais humanísticas dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras e capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.
A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença no desenvovimento da aula, pois ela desperta a criança para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
Eu sempre gostei de incluir músicas, expressões corporal e dramatizações nas minhas aulas, porque tenho observado que são grandes o os benefícios no desenvolvimento do ser humano. A música com maior ou menor intensidade, desperta emocões e sentimentos de acordo com a capacidade e percepção que ele possui para assimilar a mesma.
Navegando pelo Portal do Professor, selecionei alguns links com aulas muito interessantes e que podemos adaptar no nosso planejamento do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
·         Traz atividades boas para desenvolver o diálogo e a troca de iéias, porque possui links de músicas atuais que retrata diferentes sentimentos que expressamos e o respeito com o próximo.
·         Eu selecionei as Músicas do Toquinho, porque são de fácil interpretação, as letras são criativas que dá para se desenvolvidas em todas as disciplinas, despertando a imaginação e a criatividade dos alunos.
·         Nesse site encontrei muitas atividades interessantes relacionadas à todas as motérias. Abrange temas atueis,com citações de filmes, músicas, vídeos e desenhos. Os planos de aulas são claros e bem definidos.
·         Esse site traz sugestóes de atividades para serem trabalhadas em datas comemorativas, além de informações e metodologia de como desenvolver as atividades. Também pode ser desenvolvidem todas as matérias e séries.
·         Esse é um plano de aula de Língua Portuguesa(alfabetização e letramento) e Artes (expressão corporal, apreciação da arte e dramatização). O tema é atual e muito criativo,vale a pena conferir.

Nenhum comentário: