Loading...

domingo, 25 de setembro de 2011

Navegar - Uma viagem ao mundo digital

    Navegar pelo portal do professor foi mais fácil do que eu imaginava.Os sites e os blogs são claros e de fácil acesso até mesmo para os menos experientes com a informatização.O material encontrado é muito rico e atende aos nossos anseios,no sentido de buscar novas alternativas para despertar o interesse dos nossos educandos,para auxiliar nossa vida pessoal e também no sentido lúdico.Depois de abrir vários links como:Conteúdo Multimídia,Sites Temáticos,Produções de textos do Portal do Professor e outros links que abri por curiosidade,o que mais me chamou a atenção,foi o vídeo sobre o Aquecimento Global(Youtube).Muito criativo e reflexivo.
           Navegar à deriva também pode ser uma” viagem” fascinante,porque a cada link é uma nova descoberta.É como se abrisse uma enciclopédia e uma nova descoberta surge à nossa frente nos possibilitando e aperfeiçoando sem aquelas pilhas de livros ocupando espaços no nosso ambiente de estudos.
            O poema”Navegação à Deriva”,no faz refletir que pode ser uma viagem fantástica,ondes novos horizontes se abrem com apenas um clicar,mas também pode se tornar perigosa,onde o navegador pode se perder,deixando de seguir o foco principal da sua pesquisa.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
       
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
        Lendo alguns sites sobre o que é hipertexto,pude observar que os autores dão definições que divergem umas das outras,o que torna difícil um entendimento mais profundo sobre o tema.Mas pelo que entendi,são textos digitais que nos permite nos aprofundar nas informações.O que não acontece com os textos convencionais.

Nenhum comentário: